A Google anunciou a chegada do WebGPU ao Chrome para permitir que as web apps tenham melhor acesso à placa gráfica do sistema e o utilizador tenham uma melhor experiência de jogo e gráfica. Segundo a Google, esta novidade permite aos programadores atingir o mesmo nível de gráficos com muito menos código a ser necessário. A expetativa é de que seja possível criar apps baseadas no browser e jogos mais interessantes.
A empresa explica ainda que vai ser possível obter “três vezes mais melhorias nas inferências de modelos de aprendizagem de máquina”, cita o Engadget, abrindo caminho para aplicações de aprendizagem de máquina que corram localmente.
A Google descreve que este lançamento visa ser uma “base de construção para atualizações futuras e melhorias”, à medida que os programadores comecem a explorar e criar novas aplicações. A versão para Firefox e Safari está também a ser desenvolvida.
O WebGPU vai estar habilitado de início no Chrome 113, que chega nas próximas semanas aos computadores Windows (via Direct3D 12), MacOS (Metal) e ChromeOS (Vulkan).
(Exameinformatica)